Programa de Iniciação à Docência: Experiência do PIBID/UFRN nas Aulas de Educação Física
Por Hugo Ramon Cordeiro de Medeiros (Autor), Ailton Costa Neto (Autor), Ana Cristina de Araújo (Autor), Caio Jonas Barbosa de Oliveira (Autor), Matheus Dantas de Lucena (Autor), Thais Reis Silva de Paulo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Nos modelos de formação docente no Brasil existem um distanciamento entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, espaço de atuação dos futuros professores. Diversas são as dificuldades enfrentadas pelo recém-formado quando se depara com sua primeira turma, na escola, uma vez que os cursos de graduação não conseguem suprir as demandas encontradas na realidade da prática docente. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), surge com o intuito de aproximar alunos dos cursos de licenciatura à realidade do "chão da escola", possibilitando aos mesmos serem protagonistas no seu processo de formação. Assim, como são as atividades desenvolvidas pelos pibidianos no espaço da docência e como elas contribuem para sua formação? Este trabalho, trata-se de um relato da experiência desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/UFRN no Ensino médio em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no semestre letivo 2019.1. As aulas foram realizadas com turmas de primeiro e segundo anos na disciplina de Educação Física, onde foram trabalhados os conteúdos da cultura corporal de movimento como jogos, esporte, lutas e atividades rítmicas e expressivas e conhecimento sobre o corpo. Além das aulas de Educação Física, também foram realizados treinamentos de atletismo para os demais alunos da instituição que tenham interesse em vivenciar essa modalidade e/ou participar da equipe do IFRN.