Programa de Intervenção com Exercícios Físicos Melhora Indicadores de Aptidão Física Relacionada à Saúde e Ao Desempenho Motor em Escolares com Sobrepeso e Obesidade
Por Kelin Cristina Marques (Autor), Priscila Tatiana da Silva (Autor), Debora Tornquist (Autor), Rodrigo Muradás (Autor), Natalí Lippert Schwanke (Autor), Leandro Tibiriça Burgos (Autor), Miria Suzana Burgos (Autor).
Em Cinergis v. 15, n 3, 2014. Da página 118 a 122
Resumo
Objetivo: verificar se um programa de intervenção, com exercícios físicos, melhora os indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares com sobrepeso e obesidade. Método: estudo quase-experimental composto por um programa de intervenção interdisciplinar com exercícios físicos, orientação nutricional, postural e bucal. A amostra foi composta por 20 escolares do grupo experimental e 19 do grupo controle, de ambos os sexos, com idades entre 7 a 16 anos. As avaliações (pré e pós-teste) foram realizadas através de protocolos do PROESP-BR. O programa de intervenção, com exercícios físicos, teve a duração de 16 semanas consecutivas, com frequência de três vezes por semana e com 60 minutos cada sessão. Foi utilizado o programa SPSS v. 20.0 para a análise estatística dos dados. Resultados e considerações finais: em relação à aptidão física relacionada ao desempenho motor dos escolares, o grupo experimental apresentou melhora significativa para força de membros inferiores (p=0,009) e para agilidade (p=0,001). Para os indicadores de saúde relacionados à saúde, observa-se que o grupo experimental melhorou significativamente a flexibilidade (p=0,008). Dessa forma, ressalta-se a importância da implementação de programas com exercícios físicos na infância e adolescência, com o intuito de melhorar os indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor e evitar agravos precoces à saúde.