Programa de Treinamento de Corrida Sobre a Capacidade Cardiorrespiratória, Força e Potência Muscular de Mulheres: Proposta de Protocolo
Por Lucas Lopes dos Reis (Autor), Antonio Stabelini Neto (Autor), Jadson Marcio da Silva (Autor), Cesar Augusto Furlaneto (Autor), Natã José Ayres Christone (Autor), Ricardo Siqueira de Oliveira (Autor), Aníbal Pires do Amaral Neto (Autor), Claudinei Ferreira dos Santos (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: É necessário um entendimento maior dos programas treinamento de corrida para as mulheres em relação ao controle dos parâmetros e das variáveis que compõem a aptidão física. Objetivos: Verificar o efeito de 12 meses de um programa de treinamento de corrida sobre a capacidade cardiorrespiratória e potência muscular em mulheres. Métodos: Os participantes totalizaram 11 mulheres. As avaliações ocorreram no inicio/6meses/ 12meses. As sessões de treinamento foram divididas em: treino de força, treino intervalado e treino de volume continuo. Foram realizados testes de corrida de 400m e corrida de 2.400m, salto horizontal e teste isocinético a uma velocidade angular de 60 °/s e 300°/s. Resultados: Após 6 e 12 meses de programa de treinamento de corrida, foi observado uma um aumento significativo da força, potência e resistência cardiorrespiratória. A força extensora de 60°/s não obteve aumento significativo após 6 ou 12 meses de programa de treinamento. Conclusão: O programa de treinamento de corrida de 12 meses apresentou efeito significativo nos componentes da aptidão física de força e capacidade cardiorrespiratória de mulheres adultas.