Resumo

A pandemia da Covid-19 remodelou o mundo inteiro, provocou isolamento social e consequentemente, aumento no sedentarismo. Tal fato implica na criação de estratégias em diversos setores e em programas de extensão para atender indivíduos que se encontram isolados e inativos. Com base neste contexto, o objetivo deste trabalho é investigar às vivências realizadas de janeiro a dezembro de 2021 no Projeto Vida em Movimento (VEM), narrado por meio de um relato da experiência vivida. Um relato de experiência com as atividades oferecidas gratuitamente para a comunidade, de forma online, com intervenções de Ginástica Funcional, Alongamento, Pilates e Ritmos, transmitidas pela plataforma Zoom meeting. O programa atendeu a comunidade, com boa adesão levando em consideração o tempo de existência do VEM, revelando a necessidade de projetos que promovam exercício físico, orientado e que sejam acessíveis a comunidade. Programas que desenvolvam relacionamento social, desenvolvimento de competência e autonomia para escolha das atividades, mesmo de forma online, podem favorecer a aderência nas atividades e na manutenção de um estilo de vida mais ativo, inclusive durante períodos que restrinjam o deslocamento de pessoas a realizarem suas atividades de rotina.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde do Brasil. O que você precisa saber o Corona Vírus. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/ acesso em: 16 de março de 2020.

CAMPO, Domingo Jesús Ramos; CARAVACA, Luis Andreu; RODRÍGUEZ, Alejandro Martínez; ARIAS, Jacobo Ángel Rubio. Effects of Resistance Circuit-Based Training on Body Composition, Strength and Cardiorespiratory Fitness: A Systematic Review and Meta-Analysis. Biology, v. 10, n. 377, p. 1-22, abril, 2021.

CELAFISCS, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no Pós-COVID-19: Urgência de uma Chamada para a Ação. Revista Brasileira de Atividade Física & amp; Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–5, 2020. DOI: 10.12820/rbafs.25e0175. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14555. Acesso em: 31 jan. 2022.

COELHO, João de Souza Netto; APTEKMANN, Nancy Preising. Efeitos do treinamento funcional sobre a composição corporal: um estudo em alunos fisicamente ativos de academia. Rev. Bras. Fisiologia do Exercício, v. 15, n. 2, p. 68-71, maio,2016.

Acessar