Programa Educação Física Eficiente nas Intervenções para Otimizar a Saúde (EFEITOS): Construção do Conteúdo
Por Jucélia Taíz Cordeiro Muller (Autor), Cezar Grontowski Ribeiro (Autor), Fabiana Cecilia Da Rosa (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
No Brasil, considera-se adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. A adolescência é marcada primariamente pelas mudanças morfológicas e biológicas comuns a esse período. No entanto, o adolescente precisa ser observado a partir de diferentes contextos e não somente do prisma cronológico de sua existência. Ainda que as políticas públicas de promoção da saúde possam estar voltadas para as pessoas em geral, é preciso identificar as especificidades que podem trazer maior vulnerabilidade a determinados grupos, gerando condições adversas à saúde. O programa EFEITOS vai de encontro ao proposto nas Diretrizes Nacionais de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes no Brasil, implementadas em 2010. Voltada especificamente ao público adolescente, a intervenção poderá ser um importante elemento para ajudar na aquisição e manutenção de tomadas de decisões positivas relacionadas à saúde. Objetivo: Desenvolver o material didático do Programa Educação Física Eficiente nas Intervenções para Otimizar a Saúde (EFEITOS) para utilização por adolescentes brasileiros entre 12 e 18 anos, com ou sem morbidades. Metodologia: Para construção do conteúdo, foram realizadas revisões sistemáticas de literatura com os descritores relativos ao programa: atividade física, comportamento sedentário, comportamento alimentar, estado nutricional, qualidade do sono e qualidade de vida relacionada à saúde. A matriz de conteúdos seguiu o proposto por Pasquali (2010), criando uma sequência lógica e ordenada de conhecimentos. Posteriormente, foi definido o conteúdo e objetivos de cada etapa, atividades de fixação, imagens ilustrativas e design. Para finalizar, realizou-se teste de legibilidade para garantir a compreensão dos conteúdos pelos adolescentes. Resultados: após avaliação do material didático mediante os critérios estabelecidos, o mesmo foi aprovado pelos proponentes e passará para a fase 2, que constitui o processo de validação do material junto a experts na área da saúde.