Resumo

A adolescência é um período primordial para o desenvolvimento de comportamentos que serão permanentes no restante da vida, devendo ser observada como um período de amadurecimento e não como de “transição”. Estudo que analisou dados de 2013 e 2014 mostrou que no Brasil mais de 50% dos adolescentes não atingiam os níveis recomendados de atividade física (AF) para promoção da saúde e pelo menos 25% não realizavam nenhuma AF no tempo de lazer. A promoção da saúde do adolescente no país ainda precisa avançar, pois apesar da existência de políticas públicas, poucas ações efetivas e fragmentadas são realizadas, a maioria em ações de curto prazo. Objetivo: Desenvolver, validar e implementar o Programa Educação Física Eficiente nas Intervenções para Otimizar a Saúde (EFEITOS) para utilização por adolescentes brasileiros entre 12 e 18 anos, com ou sem morbidades. Metodologia: O programa EFEITOS está desenvolvendo material didático e estrutura de implementação adequada para permitir que os adolescentes tomem decisões positivas relacionadas com indicadores de atividade física, comportamento sedentário, comportamento alimentar, estado nutricional, tempo de tela, qualidade do sono e qualidade de vida relacionada à saúde. O estudo tem como base a Educação Física Escolar, a Atenção Primária à Saúde e instituições de atendimento ao adolescente. Fase 1: Construção do material didático. Foi realizada a leitura e seleção de conteúdos relevantes, definição de critérios e organização da matriz de conteúdos, distribuição e modelagem dos conteúdos, revisão e organização final. Fase 2: Validação do material didático: será realizada por um grupo de avaliadores com expertise na área da saúde, utilizando os instrumentos Suitability Assesment of Materials (SAM) e Pacient Education Materials Assesment Tool (PEMAT).  Fase 3: Implementação do Programa EFEITOS: será realizada em escolas selecionadas, instituições de atendimento ao adolescente e unidades básicas de saúde. Resultados Esperados: 1. Criação de material didático eficiente para mudanças positivas de comportamento dos adolescentes. 2. Promoção da saúde dos adolescentes na atividade física, comportamento sedentário, comportamento alimentar, estado nutricional, tempo de tela, qualidade do sono e qualidade de vida relacionada à saúde. 3. Manutenção dos comportamentos saudáveis adquiridos pelos adolescentes ao longo do tempo.

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