Resumo
A MANIPULAÇÃO DE JOGOS CONTINUA SENDO UM PERIGO CLARO E PRESENTE À INTEGRIDADE DO FUTEBOL. A FIFA CONTINUA COMPROMETIDA EM ENFRENTAR ESSA AMEAÇA E CONTRA ESTE HISTÓRICO DESENVOLVEU O PROGRAMA DE INTEGRIDADE GLOBAL DA FIFA (FGIP) EM COLABORAÇÃO COM O ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIME (UNODC).
Após a edição inaugural, a FIFA, em colaboração com o UNODC, continua em forma com a 2ª edição. O FGIP reflete a necessidade mais ampla de cooperação global contra a corrupção nos esportes, adaptando o foco de um amplo esforço anticorrupção para uma luta concentrada contra a manipulação de jogos.
O programa educacional abrangente é estruturado em um novo formato para refletir diferentes realidades e combater efetivamente a manipulação de resultados. A 2ª edição do FGIP, com início em março 2025 e conclusão em dezembro de 2027, oferece uma abordagem detalhada e estruturada para entender e abordar as questões de manipulação de resultados nos esportes.
O programa abrange três anos, cada um dedicado a um nível diferente de especialização: Padrão, Intermediário e Avançado. Inicialmente, os participantes participarão de cursos online trimestrais realizados todas as quintas e sextas-feiras. Essas sessões terão duração de dois dias com aulas de três horas por dia, fornecendo conhecimento teórico e insights práticos.
Além do formato online, há um curso prático no local onde os participantes podem aplicar suas habilidades aprendidas em cenários do mundo real sob orientação especializada. Essa mistura única de abordagens de aprendizagem garante uma experiência educacional completa. O programa é ministrado por especialistas de grande reputação, incluindo especialistas em direito do futebol; autoridades da FIFA e UNODC; representantes dos principais órgãos governamentais esportivos, renomados professores acadêmicos, árbitros do CAS, ex-jogadores profissionais de futebol e especialistas de empresas especializadas na detecção de manipulação de resultados.