Programa Piloto Manobrando: Elaboração de Conteúdo Audiovisual Para o Youtube com o Uso de Realidade Aumentada.

Por: Antonio Carlos Sementille, Gustavo Luiz dos Santos Dewes e Marcos Américo.

Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia.

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Resumo

13 .16 Universidade Estadual Paulista – Unesp, Bauru, SP Resumo A Realidade Aumentada (RA) tem sido utilizada em diversos programas esportivos. Um exemplo é a mesa tática da Rede Globo, que utiliza a RA para a demonstração de performances de atletas e estratégias de diversos esportes. Essa técnica também pode auxiliar na produção de conteúdos educativos, contribuindo para facilitar o aprendizado e tornar uma explicação mais atrativa e dinâmica em relação aos meios tradicionais. Ademais, a Realidade Aumentada pode flexibilizar o ensino de performances de esportes, como é o caso das manobras de skate, diferenciar e compreender as mesmas torna-se uma tarefa árdua já que estas são executadas de maneira rápida e possuem um enorme leque de variáveis. A intenção desta pesquisa é desenvolver um objeto de aprendizagem para auxiliar professores de educação física, utilizando a plataforma YouTube para sua distribuição na internet. O conteúdo audiovisual é denominado programa piloto ManoBrando e ambiciona ensinar manobras realizadas no skate com auxílio da Realidade Aumentada. Este trabalho apresenta experimentos feitos com o ARSTUDIO, um sistema de estúdio virtual de baixo custo desenvolvido na UNESP/Bauru que permite a criação de cenas com Realidade Aumentada, integrando ambiente e apresentadores reais com objetos virtuais tridimensionais. O conteúdo utiliza conceitos de edutretenimento, com o intuito de ensinar, entreter e familiarizar o público a este novo esporte olímpico, incentivando assim o ingresso de novos esportistas, além de desenvolver e pôr em práticas as habilidades de funcionamento do ARSTUDIO. 

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