Resumo

O desenvolvimento motor grosso (DMB) e a memória de trabalho (MT) são habilidades diferentes que podem ativar áreas cerebrais semelhantes, no entanto, essa é uma dualidade pouco estudada em profundidade. O objetivo deste artigo é identificar o efeito de um programa multimotor de habilidades coordenativas na MO em escolares de uma instituição pública de ensino. O estudo quase experimental de dois braços (IG e GC) com duração de oito semanas foi conduzido em 40 escolares de ambos os sexos (8 a 11 anos). O DMG foi medido com o teste T3js e o MT pelos cubos de Corsi. A idade média foi de 9,67 ± 0,95 anos. Foi observada uma relação positiva no GI entre DMG (T3js7) e MT (Spam 6) (McNemar = 6109, p < 0,05). A intervenção de um programa multimotor de capacidades coordenativas na TM identificou que a condução com bola (T3js7), aparentemente, apresenta maior implicação na memorização de séries de cubos, o que poderia ser utilizado como estratégia da educação física.

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