Programa residência pedagógica: tecendo saberes e reflexões acerca da formação docente
Por Viviane Rocha Viana (Autor).
Parte de Práticas Corporais e Educação Física: os debates nos artigos do Grupo Corpo (FACED/UFBA) - 6 . páginas 120 - 122
Resumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através da Portaria Nº 38/2018 e, a partir deste ato administrativo, passou a integrar a política de formação de professores no país (BRASIL, 2018). Com o seu terceiro edital em vigor (024/2022), o PRP vem se fortalecendo como um importante programa voltado para a consolidação da educação básica de qualidade no Brasil, visto que a formação docente, foco do programa, tem sido latente nos espaços de discussões cujo objetivo é pensar a melhoria da educação básica no país e, certamente, se constitui como um dos pilares na construção de políticas públicas e de programas que priorizem a formação docente, assim como a formação continuada de professores que já atuam na educação básica.