Resumo

A pesquisa, caracterizada como estudo documental, analisou o Programa Saúde na Escola (PSE), elaborado pelo Ministério da Saúde e da Educação e disponibilizado para as escolas públicas brasileiras. Para isso, procurou-se a compreensão do referido programa, que apresenta como uma de suas principais finalidades a contribuição para a formação integral dos estudantes de escolas públicas por meio de ações de promoção e atenção à saúde. O desenvolvimento desta pesquisa esteve pautada em três pontos essenciais, que são: A Educação Física Escolar (EFE); O Programa Saúde na Escola (PSE); A relação do PSE com a EFE. Inicialmente, realizou-se uma leitura inicial, exploratória, para compreender o PSE, seus documentos e possíveis relações com os saberes pedagógicos da EFE; em seguida, uma segunda leitura, mais específica, a partir da primeira leitura, apontando alguns elementos de reflexão e análise com um roteiro formulado pelos pesquisadores; por último, relacionamos os dados encontrados do PSE com os objetivos desta pesquisa. Assim, os eixos de análise aqui realizados discutiram os seguintes pontos: (i) a visão da Educação Física no PSE; (ii) a visão de saúde no PSE; (iii) a visão da atividade física na promoção de saúde.

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