Programas de Educação Física Baseados na Escola: Intervenções de Atividade Física Baseadas em Evidências Para Jovens na América Latina
Por Isabela C. Ribeiro (Autor), Diana C. Parra (Autor), Christine M. Hoehner (Autor), Jesus Soares (Autor), Andrea Torres (Autor), Michael Pratt (Autor), Branka Legetic (Autor), Deborah C Malta (Autor), Victor Keihan Rodrigues Matsudo (Autor), Luiz R. Ramos (Autor), Eduardo J Simoes (Autor), Ross C. Brownson (Autor).
Resumo
Este artigo enfoca os resultados da revisão sistemática do Guia de Projeto Intervenções para Atividade na América Latina relacionado à educação física escolar (EF) programas na América Latina. O objetivo do artigo é descrever cinco programas de Educação Física escolar da América Latina, discutem implicações para recomendações eficazes de educação física escolar, propõem abordagens para implementar essas intervenções e identificar lacunas na literatura de pesquisa relacionadas para a promoção da atividade física em jovens latino-americanos. Seguindo o Guia da Comunidade dos EUA processo de revisão sistemática, cinco estudos de intervenção PE baseados em escola com qualidade de design suficiente, execução e detalhes da intervenção e os resultados foram selecionados para abstração completa. Um estudo foi realizados no Brasil, dois estudos foram conduzidos no Chile e dois estudos foram realizados no Fronteira EUA/México. Embora os estudos apresentem resultados variados, métodos e duração das intervenções, houve aumentos positivos consistentes nos níveis de atividade física para todos os resultados medidos durante as aulas de EF, resistência e transporte ativo para a escola em todos os três estudos randomizados. Com exceção de uma coorte de um estudo, os estudos não randomizados mostraram intervenção positiva efeitos para níveis moderados e vigorosos de atividade física durante as aulas de EF. Os elementos centrais essas cinco intervenções incluíram capacitação e treinamento de pessoal (especialistas em educação física e/ou professores); mudanças nos currículos de EF; fornecimento de equipamentos e materiais; e ajuste de intervenções a populações-alvo específicas. A fim de traduzir a forte evidência para a escola PE na prática, é necessária atenção sistemática às questões de política e implementação. (Saúde global Promoção, 2010; 17(2): pp. 05–15)