Programas Sócio-torcedor no Brasil - Análise Comparativa Entre Clubes Selecionados e o Volta Redonda Futebol Clube
Por Guilherme da Silva Leal (Autor), Lucas Martins Furin (Autor), Marco Antonio Conejero (Autor), Paulo André Vieira Bougleux (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 2, 2017.
Resumo
Atualmente, os clubes de futebol vêm investindo nos Programas Sócio-Torcedor com a finalidade de criar um relacionamento mais produtivo e duradouro com seus torcedores, obtendo, dessa forma, ganhos financeiros. Este estudo se propõe a entender o funcionamento dos programas de clubes como: Corinthians, Palmeiras, Internacional, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos, principalmente, os benefícios concedidos aos sócios, além de verificar, à luz dessa experiência, como pode ser melhorado o Programa “Todos pelo Voltaço” do Volta Redonda Futebol Clube. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de entender os principais conceitos relacionados à Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento e CRM, e uma pesquisa documental, com a finalidade de levantar dados secundários sobre o funcionamento dos Programas Sócio-Torcedor em destaque. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa, que mostra que os clubes seguem um modelo básico, praticamente padrão, na elaboração e manutenção dos Programas Sócio-Torcedor. Foi realizado também um estudo de caso, junto ao Voltaço, que mostra que o programa do clube não segue, em determinados pontos, o modelo padrão citado.