Resumo

Atualmente,  os  clubes  de  futebol  vêm  investindo  nos  Programas  Sócio-Torcedor  com  a  finalidade  de  criar  um  relacionamento mais produtivo e duradouro com seus torcedores, obtendo, dessa forma, ganhos financeiros. Este estudo  se propõe a entender o funcionamento dos programas de clubes como: Corinthians, Palmeiras, Internacional, São Paulo,  Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos, principalmente, os benefícios concedidos aos sócios, além de  verificar, à luz dessa experiência, como pode ser melhorado o Programa “Todos pelo Voltaço” do Volta Redonda Futebol  Clube. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de entender os principais conceitos relacionados  à  Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Marketing  de  Relacionamento e  CRM, e  uma pesquisa  documental, com a  finalidade de levantar dados secundários sobre o funcionamento dos Programas Sócio-Torcedor em destaque.  Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa, que mostra que os clubes seguem um modelo básico, praticamente  padrão, na elaboração e manutenção dos Programas Sócio-Torcedor. Foi realizado também um estudo de caso, junto ao  Voltaço, que mostra que o programa do clube não segue, em determinados pontos, o modelo padrão citado.

Acessar