Programas virtuais de incentivo à prática de atividades físicas contribuem para percepções positivas quanto ao comportamento fisicamente ativo de vida fisicamente ativo
Por Amanda Picoli Cortez Simão (Autor), Vanessa Santos Melo (Autor), Bruno José Rozzi Ferreira (Autor), Déborah Ribeiro Gonçalves (Autor), Sandra Cristina Cavalli Moises (Autor), Marcelo Vitor da Costa (Autor), Crivaldo Gomes Cardoso Jr (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
: As medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social, adotadas para mitigar e combater o avanço da contaminação durante a pandemia da Covid-19, provocou aumento do comportamento sedentário e diminuição das atividades físicas da população. À vista disso, programas virtuais de incentivo à prática de atividades físicas parecem reverter esse comportamento tornando-se importante investigar a efetividade dessas ações. OBJETIVO: Testar a efetividade de um evento virtual de corrida/caminhada como estímulo à prática de atividade física. MÉTODOS: Este estudo possui caráter exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, de corte transversal. Dentre as 84 mulheres inscritas, participaram 53 mulheres com idade média de 41,11 (16,63) anos. A divulgação do evento ocorreu no período de 01 de outubro a 20 de novembro de 2021 disponibilizando 100 vagas. Foram utilizados recursos virtuais (Instagram e IntraNet-UEL) e distribuição de cartazes contendo leitor de Qr Code para inscrição. Foi disponibilizado um questionário online através do Google Forms, contendo: informações cadastrais, de prontidão para atividade física (PAR-Q), nível de Atividade Física (AF) e de Comportamento Sedentário (CS), e Estágio de Mudança Comportamental (EMC), antes de após o evento. Para análise descritiva foram empregadas medidas de tendência central e dispersão, conforme os pressupostos paramétricos e não paramétricos. As análises comparativas foram realizadas pelo teste de Wilcoxon com p<0,05. RESULTADOS: Observou-se que, 54,7% das participantes relataram realizar AF há mais de seis meses e 42,9% relataram permanecer em CS por mais de seis horas/dia. O evento revelou significância nos escores do EMC, em especial para o estágio da ação (EMC Z escore= - 5,292, p<0,001). Foi observado que após a corrida 96,2% das participantes estavam no estágio ação de mudança comportamental, sendo que antes do evento esse valor era 24,5%, pois, as participantes que não praticavam AF, afirmaram iniciar a prática após evento e aquelas que já realizavam aumentaram a frequência semanal de prática. A divulgação do evento pelo Instagram resultou em 157 curtidas e 770 visualizações com alcance de até 250 municípios do estado do Paraná e mais de 100 cidades de outros estados do Brasil. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que eventos virtuais de incentivo a prática de atividades físicas podem ser efetivos para estimular mudanças de comportamento para fisicamente mais ativo.