Resumo

Hoje, o futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Sua atratividade particular está firmemente ligada aos conceitos de marca; portanto, este estudo teve como objetivo projetar um modelo de identidade de marca na indústria do futebol. Esta pesquisa aplicada em termos de finalidade e descritiva-survey em termos de natureza. A população estatística do estudo incluiu todos os espectadores, elites, atletas da Premier League iraniana de futebol, 384 dos quais foram selecionados como uma amostra estatística de forma acessível e direcionada. Para a análise dos dados, foram utilizados testes estatísticos descritivos e inferenciais e análise de ajuste de modelos de modelagem de equações estruturais com o software PLS. De acordo com os resultados, todas as dimensões da identidade da marca têm uma relação significativa ao nível de p≤0,05 com a identidade da marca da Premier Football League. A extensão não-produto teve o maior papel ao explicar 93% das mudanças na identidade da marca e, a partir dessa dimensão, a equivalência empírica explicou 91% das mudanças nas variáveis ​​da identidade da marca. Em seguida, a variável relacionada ao produto explicou 86% das mudanças na variável de identidade da marca. Por fim, a identidade visual explicou 85% das mudanças na variável identidade da marca. De acordo com os resultados da pesquisa, sugere-se que os clubes de futebol estão entre os fatores de sua identidade de marca, incluindo; Use a responsabilidade social, a gestão do relacionamento com o cliente, o uso de gerentes especializados em futebol, marketing e economia do esporte.

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