Projetando Um Modelo Qualitativo do Efeito Fenômeno de Doping no Marketing Esportivo no Irã
Por Jasem Manouchehri (Autor), Mehrzad Hamidi (Autor), Habib Honari (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 5, n 2, 2016.
Resumo
Há vários fatores que afetam o comportamento de compra dos consumidores. Acredita-se que as celebridades podem afetar a venda das empresas de forma positiva ou negativa, transferindo sua imagem para o produto de marca endossado. Independentemente dos efeitos positivos, o escândalo, a transgressão e qualquer tipo de mau comportamento podem destruir a economia das empresas patrocinadoras. O presente trabalho visou principalmente explorar o efeito do fenômeno do doping no marketing esportivo. A coleta de dados qualitativos de dezoito entrevistas em profundidade com estudantes de graduação da Faculdade de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Azad Islâmica-Central de Teerã (IAUCTB) foi analisada em três fases: codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva. 297 códigos abertos foram alcançados por 18 entrevistas. Agrupando e comparando códigos axiais em cada caso, todos os códigos identificados foram divididos em cinco grupos: imagem de marca (imagens de marcas de atletas e produtos patrocinados), raciocínio moral (acoplamento moral, desacoplamento moral e racionalização moral), consequências comportamentais do consumidor (boca a boca, intenção de compra e fidelidade à marca), mudança de atitude (mudança de atitudes em relação a atleta e marca) e emoções morais (avaliação moral, desprezo, raiva, nojo e simpatia). O modelo qualitativo proposto para o efeito do fenômeno doping no marketing esportivo no Irã ilustrou que emoções morais e imagem de marca de produto afetada pela imagem de marca de atleta dopada resultaram em mudanças de atitudes em relação ao atleta endossante e endossaram as consequências comportamentais negativas e de marca. Estratégias de raciocínio moral surgidas pela dissonância cognitiva podem proteger o comportamento do consumidor de efeitos negativos.
Referências
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Buechel, B., Emrich, E., & Pohlkamp, --