Projeto brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua: a educação social e sua relação com as práticas educativas escolares.
Por Carolina Rossato Volpini (Autor), Paula Marçal Natali (Autor), Verônica Muller (Autor).
Em XVIII Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir a prática educativa do Projeto Brincadeiras com Menino e Meninas de/e na Rua que atua no âmbito da educação social em uma escola da cidade de Sarandi-PR. O projeto de extensão universitária ocorre há 17 anos em bairros periféricos na região de Maringá-PR com o objetivo de atuar com crianças e adolescente com direitos violados, por meio de atividades lúdicas e esportivas, problematizando o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). O projeto organiza-se em dois momentos, o primeiro que consiste em um momento de preparação de seus educadores que são acadêmicos de diferentes cursos como Educação Física, Historia, Pedagogia, Psicologia e da comunidade externa a Universidade Estadual de Maringá-PR, nestes encontros são discutidos autores como Paulo Freire, Graciani, Boaventura, e o ECA (1990) entre outros. Entende-se que o exercício do estudo semanal junto com as discussões do que ocorre na pratica é de extrema relevância para a formação dos educadores e para a execução da pratica demonstrando a importância do método não formal que contraria a metodologia tradicional de ensino a educação formal(tradicional). A formação de educador social é aliada com a prática que acontece no projeto de forma não formal em âmbito escolar. Conseguimos através do compromisso estabelecido entre educador/ educando trocas de conhecimentos.