Projeto Compac (comportamentos dos Adolescentes Catarinenses): Aspectos metodológicos, operacionais e éticos
Por Kelly Samara da Silva (Autor), Adair da Silva Lopes (Autor), Luana Peter Hoefelmann (Autor), Luciana Gatto de Azevedo Cabral (Autor), Maria Fermínia Luchtemberg de Bem (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor), Markus Vinícius Nahas (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 15, n 1, 2013. Da página 1 a 15
Resumo
Diversos levantamentos epidemiológicos de base escolar têm sido realizados por pesquisadores do mundo inteiro. O objetivo deste artigo é descrever os aspectos metodológicos utilizados no planejamento do projeto COMPAC (Comportamento do Adolescente Catarinense), realizado nos anos de 2001 e 2011. O projeto apresenta característica epidemiológica de base escolar, com abrangência estadual. A população incluiu estudantes de 15-19 anos do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual de Santa Catarina. A amostra (n= 5.028 em 2001; n= 6.529 em 2011) foi representativa das seis regiões geográficas do estado, e realizada em dois estágios, selecionando-se: (1) escolas, estratificadas por porte (grande: 500 ou mais alunos; médio: 200-499 e pequeno: menor que 200); e, (2) turmas, selecionadas aleatoriamente, considerando a proporção de alunos por série e turno. Em 2001, participaram 5.463 estudantes, desses, excluíram-se 380 por estarem fora da faixa etária e as perdas foram de 55, por preenchimento incorreto do questionário. Em 2011, participaram 7.077 alunos, sendo excluídos 508 e perdidos 40 questionários, pelas mesmas razões citadas. Os estudantes responderam um questionário sobre estilo de vida e comportamentos de risco à saúde. Nos dois inquéritos, foi encontrada maior proporção de moças, de jovens solteiros, que moravam com a família e residiam em áreas urbanas. Em 2001, houve maior proporção de jovens de 17-19 anos, que trabalhavam; que estavam matriculados na 2ª série do Ensino Médio e estudavam à noite, em comparação ao inquérito de 2011. Os recursos metodológicos utilizados nesse estudo poderão subsidiar o desenvolvimento de pesquisas com jovens escolares.