Projeto cria-recria: possibilidades pedagógicas para o protagonismo estudantil nas aulas de educação física escolar
Por Fernanda Silva dos Santos (Autor), Ubirajara de Oliveira (Autor).
Resumo
O projeto teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre a experiência de criar, recriar, vivenciar e avaliar jogos na Educação Física, estimulando o protagonismo estudantil e verificando a repercussão desse tipo de proposta pedagógica na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Foi desenvolvido com estudantes de 4º e 5º anos, onde vivenciaram jogos diferentes, criaram outros, vivenciando-os e avaliando-os, além de participarem de um Festival com os jogos criados. Os estudantes, que até então não reconheciam os elementos presentes em um jogo, construíram novos jogos e analisando-os criticamente, propondo alterações nas regras e/ou na dinâmica para promover uma maior participação dos estudantes ou deixando-os mais atrativos. Ao final foi possível concluir que esta proposta metodológica contribuiu de forma relevante para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, uma vez que estimulou seu protagonismo, suscitando reflexões e significações a respeito do conteúdo trabalhado.
Referências
ANDRÉ, M. H.; HASTIE, P.; ARAÚJO, R.F. O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.37, n.4, p. 323-332, 2015.
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos; 95)
CASCO, P. Tradição e criação de jogos: reflexões e propostas para uma cultura lúdico corporal. São Paulo: Petrópolis, 2007.
CHARLOT, B. Da relação com o saber – Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
KHOURI, F. B. E.; FREIRE, E. S. A produção de conhecimento nas aulas de Educação Física: uma experiência com a construção de jogos cooperativos. In: FARIAS, U.S; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. v. 31. Curitiba: CRV, p. 85-100, 2017.
MALDONADO, D. T. Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos! v. 41. Curitiba: CRV, 2020.
MELLO, A. S.; DAMASCENO, L. G. Conhecimento e metodologia do ensino do jogo. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2011.
PÉREZ GÓMEZ, A. I.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. F. Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, J. C. A participação ativa e efetiva do aluno no processo ensino-aprendizagem como condição fundamental para a construção do conhecimento. 2002. 193 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, Porto Alegre, 2002.
SOUZA JÚNIOR, M. O saber e o fazer pedagógicos da Educação Física na cultura escolar: o que é um componente curricular? In: CAPARROZ, F. E. (Org.) Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção. Espírito Santo: Proteoria, p. 81-92, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1989.