Resumo

Em 1993, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, iniciou a discussão sobre a Reformulação Curricular nas escolas públicas municipais. Por acreditarmos que o currículo deve ser fundamentado na prática pedagógica do professor, elaboramos uma Proposta de Construção Coletiva do Currículo da Educação Física; a mesma foi aprovada pela Comissão Representante dos Professores e pela S.M.E. 0 trabalho de Assessoria Pedagógica, começou com a organização de estudos com a Comissão, para que pudéssemos, juntos, iniciar o trabalho com os professores. O resultado das reuniões de grupos de estudos e seminário foi o diagnóstico da prática pedagógica existente e a redefinição do papel social da E. F. na escola. Coletivamente encerramos o ano com as diretrizes para garantir o processo de reformulação curricular e a normativa de atribuição de aulas de E.F. com a opção, para o professor, de elaborar e executar Projeto de Pesquisa na escola em que for lotado. Em 1994, continuamos a construção coletiva com estudos, debates, elaboração de diretrizes da área de E.F., curso de atualização e o Projeto de Formação Continuada que culminou no curso de especialização, nos projetos de pesquisa e a assessoria permanente na coordenação e acompanhamento no processo.