Projeto de extensão: Confecção e criação de implementos alternativos no atletismo

Por Marcos Paulo Huber (Autor), Guilherme Hepp (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física catarinense 2017-Edição Especial . páginas 113 - 123

Resumo

O atletismo é uma modalidade esportiva que trabalha com os movimentos naturais do ser humano, além disso, o correr, o saltar e o lançar são utilizados em outras modalidades esportivas, fazendo com que ele seja considerado uma modalidade base de outros esportes, conforme afirmam Meurer, Schaefer e Miotti (2008); Justino e Rodrigues (2007). Muitas de suas provas se utilizam de implementos, principalmente as de campo, e eles são caros e, por vezes, inacessíveis no ambiente escolar. Dentro da clássica conceituação estabelecida para o atletismo, afirma-se que ele pode ser de fácil aprendizagem, uma vez que pode utilizar para seu ensino locais compostos por espaços físicos adaptados e implementos ou materiais alternativos (MATTHIESEN, 2005a). A mesma autora explorou amplamente as justificativas e desculpas estabelecidas pelos professores para a não utilização do atletismo na escola, como falta de espaço físico, formação profissional, falta de materiais oficiais e desinteresse por parte dos alunos (MATTHIESEN, 2005b). De acordo com Matthiesen (2005b, 2007), infelizmente, o atletismo é uma modalidade pouco explorada no Brasil, principalmente no ambiente escolar, onde provavelmente inúmeros professores de Educação Física acabam ignorando seus conteúdos.