Projeto de Futsal Feminino: Elaboração, Planejamento e Avaliação a Partir da Abordagem Sistêmica
Por Fábio Tomio Fuzii (Autor), Aline S Cardozo dos Santos (Autor), Thelma Hoehne Peres Polato (Autor), Henrique Mikio Rocha Tanaca (Autor), José Carlos Moreira (Autor), Letícia dos Santos Wasconcelo (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este trabalho descreve o surgimento do Projeto de Extensão de Futsal Feminino de uma universidade privada de São Paulo, Brasil. Em 2015 identificou interesse de alunas na prática do futsal e o interesse de alunos (as) em atividades extracurriculares. Em 2016 começaram as intervenções, realizadas uma vez por semana com duração de 1 hora e meia. O projeto apresenta 30 alunas inscritas na faixa etária de 17 a 37 anos. Porém, a assiduidade nas aulas gira em torno de 12 alunas. O projeto se baseia na abordagem sistêmica, ou seja, entende o futsal como um sistema complexo que é o jogo e não fragmentado em partes técnicas, táticas, física, emocionais, etc. Portanto, o jogo compreendido como um sistema apresenta suas instabilidades, por eventos aleatórios inesperados e também uma busca por sua estabilização e ordenamento. Assim, procura-se selecionar atividades com situações problema, a desordem para se buscar a ordem. As situações problemas são os espaços de jogo, número de participantes, regras, alvo e posicionamento, dependendo do objetivo, propostas em todas as etapas do treinamento. Portanto, no planejamento entendemos que não importa a “técnica perfeita”, mas o motivo de determinada ação de acordo com situações de ordem e desordem que podem ocorrer. Foram elaboradas unidades de trabalho: “Avaliação”, “Tática elementar: princípios ofensivos e defensivos” e “Jogar Bem”. Portanto, foi possível atender a demanda do futsal feminino e o estudo das teorias da pedagogia do esporte, ao mesmo tempo objetivar os conceitos do futsal num entendimento sistêmico para serem trabalhadas no projeto de extensão.