Projeto de Intervenção Crítico Emancipatória: Relato de Experiência na Educação Física Escolar
Por Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano (Autor), Caio César da Silva Moura Santos (Autor), Everaldo Bernardo da Silva Filho (Autor), Marcelo Gomes Lima Valença (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A abordagem metodológica crítica emancipatória, desenhada pelo professor Kunz (2004) pautada nos pressupostos teóricos de Habermas (2014), tenta instrumentalizar uma concepção didática comunicativa com objetivo de superar a instrumentalização do esporte a partir de uma experiência de cultura de movimento. A idéia é tornar as unidades temáticas uma oportunidade de produzir no escolar uma auto-reflexão da sua identidade. Utilizar a abordagem no interior da escola atual é um grande desafio se considerarmos que a elaboração de um projeto de intervenção crítico, no âmbito da educação física, exige a articulação de outros componentes curriculares da área de conhecimento linguagem. O objetivo do projeto de intervenção foi desenvolver a unidade temática jogos e brincadeiras a partir da abordagem teórica crítica emancipatória e analisar como as categorias trabalho, interação e linguagem podem colaborar com a produção de sujeitos autônomos na sua experiência corporal individual e coletiva.