Projeto de Educação Ambiental e Lazer (pedal): Dialogando a Partir do Cicloturismo na Escola
Por Luiz Gonçalves Junior (Autor), Clayton da S. Carmo (Autor), Edson Aparecido Colloca (Autor), Denise Aparecida Corrêa (Autor).
Resumo
O PEDAL teve início com um grupo interessado em realizar passeios e viagens de bicicleta buscando fruição do lazer desvinculado do consumo. O objetivo deste relato de experiência é apresentar o cicloturismo como uma alternativa de fruição do lazer que tem possibilitado debates e reflexões que visam à conscientização de alunos/as da educação básica sobre a interface entre os temas lazer, educação ambiental e qualidade da vida. Neste relato consideramos intervenção realizada em uma escola de ensino fundamental na cidade de São Carlos-SP. A partir dos resultados da análise dos registros produzidos pelos/as alunos/as, consideramos que o tema, de interesse dos mesmos, suscitou a construção de reflexões significativas, tais como: a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou para o lazer; a necessidade de políticas públicas que promovam e garantam segurança e respeito ao ciclista.