Projeto esporte itinerante – arte circense nas escolas: malabarismo e equilibrismo
Por Mahinã Leston Araujo (Autor), Jean Carlos de Andrade (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 136 - 149
Resumo
Este artigo traz um relato de atividades, no âmbito da Educação Física, relacionando a arte circense, especificamente a prática de malabarismo e equilibrismo. Elas se iniciaram em agosto de 2019 e continuam em andamento neste ano de 2020², com crianças e jovens das escolas municipais da cidade catarinense de Fraiburgo, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. Essas atividades fazem parte das oficinas alternativas/criativas que são uma das estratégias de ação, isto é, uma das maneiras que colocam em funcionamento o Projeto Esporte Itinerante. Este tem a função de deslocar e transitar pelas escolas e pelos bairros da cidade, proporcionando/levando gratuitamente atividades voltadas ao esporte e à recreação para os alunos e para toda a comunidade. Assim, é uma forma de atrair, estimular e incentivar a participação da população para a prática esportiva e recreativa, tanto no lazer quanto no âmbito escolar. O projeto se torna relevante, pois busca ampliar as ações de cunho social nas áreas de atuação da Educação Física, construindo espaços de aprendizagem, fora do currículo escolar, para desenvolver temáticas e atividades que proporcionem o máximo de vivências esportivas e sociais, além de trazer experiências de movimentos para crianças e jovens, por meio de jogos e brincadeiras lúdicos e recreativos. Isso tudo é feito lidando e valorizando as atitudes, os valores, as regras, o respeito e as normas que agregam e contribuem na formação da cidadania.