Resumo

Atualmente, o esporte pode ser visto para além das atividades esportivas em si, podendo ser considerado como um fenômeno sociocultural. Diante disso, tem assumido um importante papel dentro da educação, uma vez que através dele as crianças podem desenvolver competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Acreditando neste potencial educacional do esporte, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu o Projeto Esporte Talento (PET), local onde foi realizada a presente pesquisa. Desde 1995, o PET trabalha com o intuito de possibilitar uma melhora da qualidade de vida para crianças e adolescentes de baixa renda através de atividades esportivas. Este estudo tem por objetivo compreender os sentidos e significados que dois educandos do PET atribuem à sua vivência no projeto. Trata-se de uma pesquisa de perspectiva Sócio-Histórica. A análise dos dados, obtidos através de entrevista semi-dirigida, foi organizada em núcleos de significação, a partir dos temas que se mostraram mais relevantes nos discursos dos sujeitos. Assim, apreende-se que ser educando do PET envolve processos permeados por transformações e contradições. Espaço onde vivenciam diversos aprendizados, que vão além da prática esportiva, o projeto mostra-se muito importante para a formação e desenvolvimento pessoal dos sujeitos, sendo por eles colocado como uma alternativa a ficar na rua, local significado como perigoso e vazio de aprendizados. Ao mesmo tempo, é possível apreender aspectos bons de ficar na rua e que, hoje em dia, por não estarem mais neste espaço com tanta freqüência, podem representar perdas. Aponta-se a necessidade de criar, cada vez mais, condições para que as ruas e os espaços públicos sejam educativos de forma que todos possam usufruir das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e entretenimento.

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