Projeto Exercício e Coração: Uma Proposta Para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares a Partir da Prática de Atividades Físicas em Locais Públicos
Por Bruno Temoteo Modesto (Autor), Teresa Bartholomeu (Autor), Luiz Augusto Riani Costa (Autor), Tais Tinucci (Autor), Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz (Autor).
Em XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução
O combate às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é uma preocupação global. Em 2015, essas doenças foram responsáveis por 17,7 milhões de mortes no mundo. Dentre elas, destacam-se as doenças cardiovasculares (DCV) responsáveis por, aproximadamente, 31% das mortes (WORLD HEALTH ORGANIZATION). O desenvolvimento dessas doenças se associa à presença de fatores de risco, conhecidos como condições que quando presentes, predispõem ao aparecimento e desenvolvimento dessas doenças (PERDIGÃO, 2011). Dentre esses fatores, a inatividade física é reconhecida como um dos principais, com estimativa de responsabilidade por cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo, o que lhe confere a classificação de quarta maior causa de morte (HALLAL et al., 2012).