Projeto de Futsal Bom de Bola, Bom de Escola: Contribuição do Esporte no Rendimento Escolar
Por Marlos Adroaldo Henrich (Autor), Morgana Claudia da Silva (Autor), Alissianny Haman Fogagnoli (Autor), Joel Oliveira de Souza (Autor), Gislane Ferreira de Melo (Autor).
Em XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto Língua Portuguesa
Resumo
Atualmente há, no Brasil, uma grande proliferação de escolinhas de futsal destinadas a acolher um público infantil e adolescente, compreendendo, basicamente, as idades de 05 a 16 anos. Ao se buscar referencial com autores como Freire (1989), Parlebás (1987), Sérgio (1991), Paes (1992) entre outros, corroboramos com eles quando acreditam que o trabalho com as escolinhas de esportes se materializam por meio de uma prática pedagógica preocupada com um desenvolvimento global de seus alunos, respeitando seus estágios de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. Nessa perspectiva, acreditamos que uma escola de esporte, através de sua práxis pedagógica, deve contemplar várias possibilidades, tais como: sociais, intelectuais, motoras, educacionais, a fim de auxiliar o desenvolvimento geral e humano desta criança.