Projeto Ginástica Rítmica Como Ação Educativa e Cidadã Simoni Valente Ribeiro, Roberta Gaio
Por Simoni Valente Ribeiro (Autor), Roberta Cortez Gaio (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Afirmar que o desporto, entre outros a Ginástica Rítmica é considerado
um dos grandes acontecimentos sociais dos tempos modernos não é
qualquer novidade. Nos últimos anos assistimos a uma radical mudança
no desporto. Estamos perante um mesmo fenômeno, que como todos
fenômenos soc i a i s, é hi s tor i c ament e condi c ionado e c u l t u ra lment e
determinado. Dentro desse contexto, a atividade desportiva desponta como
um elemento de inclusão social, resgate da cidadania e qualidade de vida. O
desporto passa ser considerado símbolo da cultura: futebol - o jogo de
bola nacional. Diversas práticas desportivas buscam o desenvolvimento
da ludicidade, entendendo-a como elemento fundamental ao processo de
ensino aprendizagem e também como forma de resgate da cidadania perdida
diante das desigualdades sociais ou mesmo no sentido da inclusão social
da parcela da população menos favorecida. Em vista da Ginástica Rítmica
no Brasil ser oferecida prioritariamente em clubes sociais e escolas da rede
privada de ensino, o imaginário social constituído, nos remetem a um grupo,
no qual a maior parte de seus praticantes é composta de crianças e jovens
de classes média e alta, o que torna esse esporte seletista e elitizado, deixando
de oportunizar crianças de baixa renda, a sequer conhecê-lo. Em Curitiba,
Paraná a AGINARC - Associação Curitibana de Ginástica consegue
transformar essa realidade e a vida de muitas crianças. Comprometida com
o resgate da cidadania e a vivência do lúdico na construção da pessoa e da
ginasta, promove condições de superação das barreiras e preconceitos como
raça, cor, classe social, nome ou sobrenome. O Projeto Criança na Quadra
resgata meninas das classes sociais mais baixas (favelas) e as inclui nas
escolinhas de base do referido desporto onde também estão presentes
crianças das mais diversas classes sociais e biótipos e onde a troca de
realidades se transforma num grande aprendizado.