Projeto Guanabara: a Descrição de Uma História de Convivência
Por Ana Cláudia Couto (Autor), Ivana Montandon Soares Aleixo (Autor), Mauricio Couto (Autor), Kátia Lúcia Moreira Lemos (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Os projetos sociais são considerados movimentos sociais por envolverem
pontualmente as necessidades, os anseios e as inquietações da sociedade beneficiada.
Assumem em seu arcabouço global o enfoque baseado na cultura. Muitas propostas
têm como eixo norteador o esporte (como o Projeto Guanabara), em outras a arte,
em outras a música e assim sucessivas formas de criar mecanismos de dar
oportunidades aos mais excluídos. Este estudo contempla a análise profunda realizada
no contexto do Projeto Guanabara, tem como ponto de partida a dinâmica das
relações e representações sociais envolventes. O contexto do projeto Guanabara é
muito peculiar, por estar inserido em dois ambientes distintos, numa favela e numa
universidade, conformando assim atos, gestos e compreensões de múltiplos sentidos
por parte dos alunos e de seus familiares. Por meio de uma descrição densa (GEERTZ,
1989) do Projeto Guanabara, objetivou-se uma ampla leitura do público alvo, do
ambiente, dos interesses e do funcionamento do projeto, a fim de conhecê-lo com
profundidade. A finalidade principal, do Projeto Guanabara, é criar, através do esporte,
um meio facilitador e complementar para que as crianças e os adolescentes possam
vivenciar ativamente a construção de sua cidadania. Uma vez que, entende-se ter o
esporte em seu aspecto macro possibilidades de contribuir no processo de formação
da pessoa, resgatando sua auto-estima, seus valores pessoais e comunitários e
principalmente, conduzindo esta pessoa ao processo de realização no ambiente
escolar, familiar e comunitário. O Projeto Guanabara I foca suas ações às questões
sociais da comunidade do bairro; o Projeto Guanabara Campus nas questões sociais
da comunidade vizinha ao Campus da UFMG e nos filhos dos servidores técnicoadministrativos da universidade. Cada ambiente que desenvolve o projeto guarda
características culturais que são próprias daquela região. De forma a proporcionar
atividades que vão ao encontro da promoção de valores e do desenvolvimento de
competências dos envolvidos. Por meio do esporte, complementado pela arte,
pedagogia, medicina, odontologia e avaliação, o projeto vem alcançando bons
resultados na formação das pessoas envolvidas. Esta descrição possibilitou o
conhecimento de todo o projeto, desde a estruturação das comunidades envolvidas
(Pampulha - BH e Guanabara - Betim) perpassando pelos educandos e suas famílias,
as ações do projeto e as perspectivas futuras de atuação, junto às comunidades.