Projeto Histórico e Projeto de Escolarização: Contribuições das Teorias Histórico-cultural, Pedagogia Histórico-crítica e Abordagem Crítico- Superadora do Ensino da Educação Física
Por Joelma de Oliveira Albuquerque (Autor), Celi Nelza Zulke Taffarel (Autor).
Em Poiésis - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação v. 14, n 25, 2020. Da página 52 a 70
Resumo
O objetivo do texto é responder as indagações sobre o delineamento de um possível estatuto científico da Educação Física; sobre sua natureza no contexto das teorias pedagógicas e/ou dos campos profissionais; e sobre sua especificidade no campo escolar. Fizemos isso delimitando as respostas às contribuições da teoria Histórico-Cultural, da pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico-Superadora no ensino da Educação Física. Esta opção decorre do acúmulo teórico desenvolvido a partir dos Grupos de Pesquisa articulados pelo LEPEL/FACED/UFBA e, da formação de mestres e doutores que contribuíram no desenvolvimento de uma teoria de base marxista.