Projeto Intervalo Interativo: Uma Experiência de Lazer na Unioeste
Por Ilse Lorena Von Borstel Galvão de Queirós (Autor), Paula Santana Guimarães (Autor), Solange Demenighi (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 5, n 9, 2003. Da página 115 a 118
Resumo
A instituição educacional é provavelmente o espaço mais antigo em que a recreação e o lazer se efetivaram ao longo dos anos, de várias formas e com diferentes objetivos. Atualmente, nos grandes centros urbanos, professores de diferentes áreas do conhecimento, como também administradores escolares, cada vez mais, estão se preocupando com as questões da recreação e lazer no âmbito da educação. Este fenômeno se evidencia, principalmente, devido as atuais características da vida contemporânea, como: ingresso da criança cada vez mais precoce na escola e por muito mais tempo de vida por motivos predominante econômicos; a crescente transformação dos espaços nas cidades: moradias minúsculas, ausência de quintais, diminuição dos espaços públicos para o lazer, por outro, violência urbana que torna ruas e praças perigosas para a convivência infantil e juvenil. Isso tudo, faz com que o acesso ao lazer para esta clientela, seja cada vez mais difícil, apresentando escassas opções e oportunidades para a sua apropriação. Sob outro prisma, estudiosos da educação reconhecem, cada vez mais, os aspectos educativos que programas recreativos e de lazer propiciam aos educandos, propondo que as aulas das diferentes disciplinas tenham caráter lúdico e recreativo e o lazer seja integrado no projeto pedagógico das instituições de ensino e/ou fora dele, no tempo livre dos alunos enquanto recurso pedagógico.