Projeto Lazerando: Práticas de Ensino–aprendizagem Por Meio de Atividades de Lazer em Praça Pública no Município de Alagoinhas Bahia
Por Wilson de Lima Brito Filho (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
No Brasil o lazer é direito social, previsto na Constituição Federal e se articula como fenômeno dotado de acesso garantido a todas na sociedade bem como, possibilitador de vivência social salutar por conta das características intrínsecas que visam a manutenção da condição humana. Neste sentido, Gutierrez (2001, p. 47) sinaliza que:“... o objeto lazer, por suas próprias características, incorpora aspectos importantes de subjetividade e liberdade, ao mesmo tempo em que manifesta uma dimensão de evidente inserção cultural tanto em função das lutas políticas e econômicas como do desenvolvimento tecnológico e das transformações históricas.” Entretanto, por mais que se constitua obrigatório e importante, a promoção de atividades de lazer se encontram comprometidas pelo crescimento das ações de entretenimento (pouco acessível a grande parte da população), por conta da funcionalidade dos espaços de convívio social (crescimento da construção civil) bem como, da insegurança nos espaços e equipamentos públicos (praça, parque, etc) impossibilitando o acesso a atividades de lazer, sobretudo aos provenientes de comunidades carentes.