Resumo

De entre as diferentes dimensões de desenvolvimento propostas na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a educativa é relevante no que respeita à formação para a paz, para a justiça social e para a solidariedade, através de instituições eficazes.

Este trabalho surge no âmbito desta dimensão educativa, consistindo na apresentação de um projeto desenvolvido na formação inicial de professores, baseado na Metodologia de Aprendizagem por Projeto para a Sociedade (ApPS), designação adotada como equivalente à espanhola de Aprendizaje-Servicio.

A ApPS carateriza-se por: i) necessidade da aprendizagem ser experiencial; ii) implicar um trabalho temporalmente alargado; iii) dirigir-se a questões sociais, devendo os seus resultados contribuir para o bem coletivo ou de um coletivo; iv) implicar um momento de encerramento/celebração final com a generalidade dos envolvidos.

O presente trabalho consiste na apresentação do Projeto Olimpíada Sustentada, que vem sendo implementado há cinco anos no Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, tendo o Comité Olímpico de Portugal como parceiro e ligação à Sociedad Científica de la Red de Investigación en Aprendizaje-Servicio en Actividad Física y el Deporte para la Inclusión Social (RIADIS).

Em cada ano letivo é definido um lema, sobre o qual cada um dos núcleos de estágio, compostos por 3 a 4 estudantes, deve desenvolver um subprojecto dentro da Metodologia de Aprendizagem por Projeto para a Sociedade, na respetiva escola cooperante. Este trabalho tem o propósito de, através de uma experiência real e contextualizada, levar os professores em formação à tomada de consciência de que lhes compete ser intervenientes ativos nas aprendizagens dos seus alunos para a solidariedade, a equidade, a justiça social e a paz.

Os quatro lemas anteriores foram: “Valores Olímpicos: Excelência, Respeito e Amizade”; “Ninguém deve ser deixado para trás”; “A equidade não tem género”; “A sustentabilidade entra em jogo”, sendo o deste ano letivo “A discriminação não tem classificação”.

Até à data foram desenvolvidos 67 subprojetos nas escolas, esperando-se mais 23 este ano, nos quais foram diversas as temáticas escolhidas pelos estudantes-estagiários, tais como: Inclusão; Clima e sustentabilidade; Saúde e bem-estar; Conservação do património cultural e relação inter-geracional; Igualdade de género; Valores Olímpicos e sociais; Comunidades de Aprendizagem, entre outros, mobilizando diferentes populações, nomeadamente, estudantes do ensino regular, jovens presos, 3ª idade, cidadãos com deficiência, etc.

Estes subprojetos envolvem anualmente todos os estudantes-estagiários, professores cooperantes e orientadores da faculdade, e, também um largo conjunto de coletivos sociais apoiantes (centros de saúde, escolas de apoio a cidadãos com deficiência, treinadores de modalidades desportivas adaptadas, municípios, bombeiros, etc).

O objetivo formativo para os futuros professores de Educação Física tem vindo a ser alcançado, dado que, depois de alguma resistência inicial, em resultado da perceção de trabalho acrescido que esta tarefa poderá representar, a análise dos relatórios reflexivos finais de todos os núcleos de estágio revelam que o Projeto Olimpíada Sustentada é gratificante e de elevado valor formativo a nível dos conhecimentos, atitudes e valores, tanto para os professores em formação como para os respetivos alunos.

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