Projeto piloto para o desenvolvimento e implementação do programa universidade aberta à terceira idade na unicesumar, com base na preferência da pessoa idosa.
Por Claudia Beatriz Da Cunha Oliveira (Autor), Maria Luiza Redondo Ribeiro (Autor), Milena Ribeiro Mariucio Aranha (Autor), Natalia Quevedo Dos Santos (Autor), Sonia Maria Marques Gomes Bertolini (Autor), Paulo Vitor Suto Aizava (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
nos últimos anos observou-se no Brasil um aumento na expectativa de vida e um consequente crescimento da população idosa. Assim, cria-se a necessidade de atender a essa demanda por meio de ações que contribuam com a autonomia, longevidade, saúde mental e qualidade de vida das pessoas idosas. Objetivo: conhecer a preferência e as expectativas de um grupo de pessoas idosas para o desenvolvimento e implementação do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) na UniCesumar (Maringá – PR). Métodos: a amostra foi composta por 63 participantes de um projeto de extensão a comunidade idosa da Universidade Cesumar. Como instrumento foi utilizado um formulário constando dados como nome, idade, contatos e atividades de interesse. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) utilizando os softwares Microsoft Excel e IBM SPSS Statistics 20. Resultados: os resultados mostraram que 75% da amostra foi composta por mulheres (n=47), com média de idade de 67,3 (±5,5) anos, enquanto 25% (n=16) eram do sexo masculino com média de idade de 71,3 (±5,9) anos. Houve prevalência da faixa etária entre 62 a 71 anos (67,8%). Observou-se maior interesse em que os temas a serem ofertados abordassem a prática de atividades físicas/exercícios físicos (11,1%); saúde mental e qualidade de vida (9,2%); danças (8,6%); alimentação, nutrição e 3ª idade (5,9%); tecnologias e mídias sociais (5,4%) e fotografia (5,1%) (figura 1). Hidroginástica foi a atividade física mais escolhida (52,6%), enquanto que o idioma inglês (59%) e o instrumento violão (62%) se destacaram como temas de interesse. Conclusão: conclui-se que a implementação da UNATI irá atender a uma demanda local para as pessoas acima de 60 anos, através de ações culturais, sociais e educativas, impactando positivamente na qualidade de vida dessa população.