Resumo

INTRODUÇÃO

O presente estudo trata-se de um relato de experiência sobre a construção do projeto já em andamento que acontece aos sábados em uma escola estadual de Recife -PE, que tem por objetivo construir e vivenciar práticas esportivas e de lazer tomando por eixo os conteúdos da Educação Física Escolar, com destaque em oficinas do conteúdo Dança, Lutas, Ginástica com a Ginástica Circense e Esporte com as modalidades de Handebol, Futsal e Badminton. O Projeto que tem por nome “Sementes para o Futuro” foi idealizado pelo coletivo de graduandos residentes do programa Residência Pedagógica em uma Escola Pública. A proposta deste projeto é contemplar a disciplina da Educação Física, buscando potencializar sua atuação nas práticas esportivas e de lazer no chão da escola. Freire (1996, p.22) fala sobre a importância de o educador compreender que ensinar não é transferir conhecimento, ele entende que é necessário criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. O projeto foi pensado a partir da construção de uma perspectiva interdisciplinar que tem por base o planejamento participativo, problematizando situações de ensino junto aos alunos o que possibilita assegurar mais um espaço, para que eles possam vivenciar e (re)conhecer novas formas de atividades físicas e incentiva-los a buscar novos horizontes para além dos muros da escola, fortalecendo seu processo de construção de conhecimento. 

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