Projeto Social de Voleibol Feminino e Psicologia do Esporte na Pandemia
Por Katiucia Quenia Quiterio de Deus Marquezin (Autor), Wellington da Cruz Alvarenga (Autor).
Resumo
Introdução A Psicologia do Esporte (P. E.) é reconhecida como um campo de pesquisa e intervenções da Psicologia e das Ciências do Esporte, e que tem por objetivos o aprofundamento de investigações que abranjam os aspectos emocionais em contextos esportivos (Gouveia, 2001). Weinberg e Gould (2001, p. 28) a P. E. é uma área dedicada ao estudo científico padrões de comportamentos de pessoas e seus comportamentos em atividades esportivas e atividades físicas somados a aplicação deste conhecimento em intervenções destinadas a estas demandas realizadas pelos profissionais da P. E. Estes autores destacam que as pessoas inseridas no contexto esportivo, atletas, podem obter inúmeros ganhos em favor do alcance de um nível ótimo de saúde mental, além da obtenção da melhoria na performance esportiva com o manejo dos princípios psicológicos em prol da saúde e bemestar. Nesse sentido, como fator norteador de esforços na prática profissional, Samulski (2002, p. 3) deslinda o assunto ao declarar que “a função da P. E. consiste na descrição, explicação e no prognóstico de ações esportivas, com o fim de desenvolver e aplicar programas, cientificamente fundamentados, de intervenção, levando em consideração os princípios éticos”.