Projeto Social e Educação Física Fundamentos e Produção de Sentidos em Uma Proposta de Educação em Valores
Por Rodrigo Marques (Autor), Felipe Rodrigues da Costa (Autor), Aline de Oliveira Vieira (Autor), Wagner dos Santos (Autor).
Resumo
Este estudo analisa os sentidos que os professores de Educação Física, educadores sociais e jovens atribuem à educação em valores desenvolvida e ministrada em um projeto social do Estado do Espírito Santo. Caracteriza-se como um estudo de caso etnográfico, utilizando os instrumentos: análise documental, observação não participante, registro no diário de campo, entrevista semiestruturada e grupo focal. Participaram da pesquisa um professor de Educação Física, quatro educadores sociais e 28 jovens. O estudo identifica que os sujeitos partem a priori de suas experiências formativas e desenvolvem uma atividade que lhes é própria. A mediação do conteúdo valores acontece de forma incidental, não sistematizada, de acordo com as demandas que ocorrem na prática. Dentro do projeto social, a prática e a especificidade das oficinas demonstraram fazer sentido para a intervenção dos sujeitos.
Downloads
Referências
ANDRIONI, L. M. Construindo valores sociais e educacionais: relato de uma experiência no programa esporte emancipação. 2010. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/static/files/trabalhosanais/Extens%C3%A3o/Educa%C3%A7%C3%A3o/Leandro%20Mendes%20Andrioni.pdf. Acesso em: 22 maio 2015.
AZEREDO, V. D. de. Filosofia dos valores e educação em Nietzsche. Educação e Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 1, p. 25-45, jul./dez. 2010.
BARBIRATO, Fernanda Rosa. A socialização no contexto de projetos esportivos: um estudo de caso na Fundação Gol de Letra. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4024139.pdf. Acesso em: 25 jul. 2015.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política ensaios sobre literatura e história da cultura: obras escolhidas. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BONOTTO, D. M. B. Educação ambiental e educação em valores em um programa de formação docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. l, n. 2, p. 1-24. 2008.
CARTILHA DE VALORES HUMANOS (2011). Coleção “Servir à vida”, Programa Escolas ─ desenvolvida pela Pastoral do Menor Padres Escolápios, 2011.
CASTRO, S. E. de; SOUZA, D. L. Significados de um projeto social esportivo: um estudo a partir das perspectivas de profissionais, pais, crianças e adolescentes. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 145-163, out./dez. 2011.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artimed, 2000.
DACOSTA, L. P. Abordagens teóricas sobre valores do esporte. In: DACOSTA, L. P. et al. (org.). Manual valores do esporte Sesi. Brasília: Sesi, 2007. p. 45-57.
DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega a escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículo em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
GINZBURG, C. Relações de força: história, retórica e prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
KNIJNIK, J. D.; TAVARES, O. G. Educating copacabana: a critical analysis of the second half, an olympic education program of Rio, 2016. Educational Review, Birmingham, v. 64, p. 353-368, 2012.
KRAWCZYK, N. Uma roda de conversa sobre os desafios do ensino médio. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículo em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
LA TAILLE, Y. de; MENIN, M. S. S. Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.
LEMOS, K. L. M. Educação física e valores: análise centrada em discursos de professores e alunos de escolas do ensino fundamental médio da cidade de Belo Horizonte. 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/22983 . Acesso em: 25 fev. 2013.
LOVISOLO, H. Competição, cooperação e regulações. In: STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. (org.). Esporte de rendimento e esporte da escola. Campinas: Autores Associados, 2009.
MAZO, J. Z. Os valores do esporte juvenil: um estudo com jovens participantes em projetos pró-sociais no município de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
MELLO, A. et al. Educação física e esporte: reflexões e ações contemporaneas. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2009, p. 175-193.
MENIN, Maria Susana De Stefano; BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael; ZECHI, Juliana Aparecida Matias, (org.). Projetos bem-sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortez, 2006.
MOLINA, R. K.; SILVA, L. O.; SILVEIRA, F. V. da. Celebração e transgressão: a representação do esporte na adolescência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.18, n. 2, p. 125-36, abr./jun. 2004.
NASCIMENTO, J. M. do. Vinde a mim os pequeninos: práticas educativas da igreja católica (1945-1955). João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2010.
OSTROWSKI, L. A educação em valores humanos: educar com o coração. 2012. Disponível em: http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev01-04.pdf. Acesso em: 5 jun. 2015.
PAIS, J. M. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1993.
PÁTARO, Ricardo Fernandes; ALVES, Cirsa Doroteia. Educação em valores: a escola como espaço de formação para a cidadania na sociedade contemporânea. 2012. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_humanas/07.pdf . Acesso em: 24 fev. 2015.
PONCE, B. J. A educação em valores no currículo escolar. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 5, n.1, p. 1 -15 out./dez. 2009.
PRADÉU, C.; DAÚ, J. A. T. A educação para os valores e as políticas educacionais. Ensaio: avaliação política pública e educação, v, 17, n. 64, p. 521-548, jul./548, jul./set. 2009.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (2011). Coleção “Servir à vida”, n. 1 – Programa Escolas ─ desenvolvida pela Pastoral do Menor Padres Escolápios, 2011.
ROSADO, A. Desenvolvimento sócio-afectivo em educação física: percepção da importância da educação física e estratégias de intervenção no domínio sócio-afetivo por parte dos professores experientes. 1998. Disponível em: http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/782/1/Desenvolvimento%20S%c3%b3cio-Afectivo.pdf. Acesso em: 21 nov. 2014.
SALDANHA, R. P. Valores e atitudes de jovens praticantes de esportes em projetos sociais: um modelo teórico-explicativo. 2012. 153 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SANTIAGO, L. V. Os valores orientadores das práticas desportivas em grupos emergentes da terceira idade: um estudo sobre as construções simbólicas. 1999. 316 f. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Desporto, Universidade do Minho, Braga, 1999. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/10009 . Acesso em: 25 nov. 2014.
SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. p. 137-179.
SAWITZKI, R. L. Retomada de valores e mudanças atitudinais: uma experiência no programa social cidadão UFSM/CEFD. Licece, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, set. 2013.
SILVA, I. V. P. de. Educação para os valores em sexualidade: um estudo com futuros professores e alunos do 9º ano de escolaridade. 2006. 471 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em educação, Universidade do Minho, Braga, 2006.
SOUZA, C. E. de; JOLY, M. C. L. A importância do ensino musical na educação infantil. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 4, n. 7, p. 96 - 110, jan./jun. 2010.
SOUZA, D. L. de; CASTRO, S. B. E. de; MEZZADRI, F. M. Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 419-30, jul./set. 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
VIANNA, J. A. Educação física, esportes e lazer para as camadas populares: a representação social dos seus atores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 13., 2003, Caxambu. Anais... Campinas: CBCE, 2003.
VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Revista