Resumo

Investigar a estrutura dos projetos/programas existentes nas Universidades públicas brasileiras; identificar semelhanças e divergências e apontar indicadores para formulação de novas propostas. Método: Pesquisa quali-quantativa do tipo exploratório-descritiva. O universo deste estudo foi composto por 109 universidades públicas brasileiras, os dados foram coletados por meio de instrumento online com uma amostra de 54 coordenadores de programas e foram analisados por meio de estatística descritiva com frequência absoluta e a parte qualitativa do estudo se deu por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Encontramos semelhanças quanto às estratégias de ensino para pessoas idosas de acordo com o que prescreve a literatura científica. Os programas/projetos ofertam atividades físicas de acordo com as condições de espaço, material e pessoal. Nem todas as regiões possuem programas bem estruturados. Há carência de recursos, materiais em boa parte dos programas/ projetos; faltam estruturas construídas e locais para a realização das atividades. Conclusão: A oferta de atividades físicas para idosos nas Universidades públicas brasileiras ainda é um campo em expansão. A maior parte dos programas surge por meio da extensão universitária e tem sido ela, uma das mantenedoras da continuidade dos mesmos. Entendemos que há indicadores para formulação de novas propostas como: a experiência de profissionais da área de Educação Física na oferta e estruturação do exercício físico ofertado; a necessidade de formação docente e continuada; a pesquisa e a extensão juntas do ensino; a importância da avaliação como subsídio para a continuidade e a prescrição dos exercícios propostos.

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