Resumo

Durante os últimos anos, o desenvolvimento de projetos esportivos sociais para jovens tem crescido consideravelmente. Entretanto, o acompanhamento realizado pelo meio acadêmico, principalmente nas iniciativas conduzidas no contexto nacional, ainda é insuficiente, refletindo em um número reduzido de estudos e uma compreensão superficial destas iniciativas. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do Projeto Navegar de Porto Alegre à seus participantes, no período de 2003 a 2004, em relação à promoção da saúde, desempenho escolar, prevenção da criminalidade, preservação do meio ambiente e desenvolvimento pessoal. Para tanto, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas em doze jovens que participaram deste projeto. Além disso, foram investigados os seguintes documentos: relatórios anuais e planos de aula e ensino das modalidades de vela, canoagem e remo, produzidos pelo Projeto neste período. Os resultados indicaram as seguintes contribuições: desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos benefícios à saúde e possíveis riscos gerados pelos esportes, além da manutenção da prática de atividades esportivas e físicas; interesse na continuidade dos estudos, após o término do ensino médio e relatos de melhorias no comportamento e desempenho escolar; identificação negativa do comportamento de indivíduos delinqüentes e o potencial dos esportes para desestimular o uso de drogas e o envolvimento em atos de delinqüência; ampliação do conhecimento, participação, atitude e consciência ligados às problemáticas ambientais; valorização dos relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de competências de trabalho em equipe e liderança, bem como motivação e qualificação para atuação profissional, principalmente, em áreas relacionadas à Educação Física. De modo geral, o Projeto Navegar de Porto Alegre proporcionou contribuições para os jovens investigados. Neste sentido, destaca-se a relevância da continuidade de pesquisas desta natureza, para que as potencialidades de programas esportivos sociais possam ser compreendidas mais profundamente.

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