Resumo
Objetivei, neste trabalho, verificar qual a contribuição do estudo teórico prático da história do mito de Prometeu para a melhoria do ensino da Cultura Física... Por essas vias, a proposta foi dinamizada pela pratica teatral, orientada por algumas estratégias metodológicas e caracterizada como sendo de intervenção pedagógica. Nesse sentido, este grupo de fatores no decorrer da pesquisa, permitiu um equilíbrio entre teoria, ação, reflexão. Os grupos envolvidos na pesquisa foram constituídos de uma turma de alunos da Faculdade de Educação Física (ASOEC) e duas turmas de adolescentes estudantes de um CIEP localizado no Município de São Gonçalo. Deste modo, respaldado por uma metodologia de acompanhamento e avaliação da proposta, pude descrever, analisar, interpretar os depoimentos dos alunos frente a suas representações sobre a narrativa mítica. Em linhas gerais, considerando o poder evocador do mito bem como a mensagem ética que dele se deriva, foi constatado que o estudo proporcionou aos grupos uma abertura em que, de forma lúdica e problematizadora, foram discutidos diversos temas em torno dos princípios justificadores de justiça, solidariedade, etc. Nessa ótica, a moral do mito dói analisada refletida em frente às possibilidades oferecidas pelo processo de intervenção.