Promoção da Saúde e Qualidade de Vida Para Idosos Através de Atividades Aquáticas

Por: , Letícia Aguiar Sousa, Lindalva Abreu da Silva, Luan Carlos Carreteiro Ueno, Luiz Fernando Gouvêa-e-silva, Nayara Katharine Alencar dos Santos e Ronan Caio Cavalcante Ribas.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Os exercícios físicos com idosos realizados em espaços aquáticos proporcionam bem estar significativo. Além de ser aconselhada por médicos, estudos apontam que as atividades aquáticas são adequadas ao idoso, pois oferece segurança, diminui o impacto nas articulações, auxilia na mobilidade e postura, e nas atividades diárias. Objetivo: Verificar como as atividades aquáticas podem colaborar na promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos, englobando uma série de exercícios físicos aquáticos de acordo com as limitações dos participantes. Materiais e Métodos: A pesquisa foi composta por 6 idosas (100% mulheres) que não praticavam nenhum tipo de atividade física e que continham idade acima de 60 anos. Foi realizada na Universidade do Estado do Pará – Santarém, no laboratório aquático, em um período de três meses. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizado o formulário SF – 36. Este foi aplicado antes e depois das atividades. As análises de todos os dados foram tabulados em planilhas do Excel. Resultados: A Tabela 1 expõe o demonstrativo dos valores da média, desvio padrão e variação do percentual dos escores da qualidade de vida pré e pós atividades aquáticas. Apresentando uma melhora de 11,01% na variação percentual geral dos escores analisados, tendo assim resultados positivos em todos os domínios. Com melhores resultados na categoria de limitação por aspectos emocionais (24,3%) e estado geral de saúde (14,94%). Conclusão: Conclui-se que a prática regular das atividades aquáticas melhora a qualidade de vida dos idosos, uma vez que todos os domínios apresentaram resultados positivos. Desta forma, estas mostram-se como uma alternativa de bem estar físico e mental da população estudada, por oferecer uma maior autonomia, podendo assim influenciar nas atividades diárias.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.