Sobre
Este livro foi escrito com três públicos em mente. A primeira audiência, e talvez o mais importante, são os estudantes, a maioria dos quais são jovens com mentes abertas e paixão, pessoas que ainda estão formulando planos de carreira. Nossa esperança é que este livro abre suas mentes para um plano de carreira através do qual eles possam ajudar as pessoas a ter uma experiência aprimorada de saúde e bem estar, transformar os locais de trabalho em comunidades que cuidam de seus trabalhadores enquanto eles melhoram a produtividade e controlem o aumento dos custos em assistência médica, tudo o que vai ajudá-los a manter-se financeiramente sustentáveis e profissionalmente bem sucedidos.
O segundo público, e provavelmente o maior, é o rápido crescimento da rede de profissionais que abraçaram a promoção da saúde como uma carreira. Nossa esperança para eles é fornecer os conhecimentos e ferramentas que eles precisam para ser tão eficazes quanto possível em seu trabalho, e por sua vez, contribuírem para melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhões de pessoas todos os dias. O terceiro grupo é dos profissionais de recursos humanos que não tenham escolhido a promoção da saúde como uma carreira, mas foram encarregados de implementar programas para seus clientes ou em suas próprias organizações. Nossa esperança para eles é fornecer uma sensação tangível de como os programas devem funcionar, para que eles saibam como contratar as melhores pessoas para ajudá-los e como monitorar e supervisionar a implementação bem sucedida e evolução de um programa.
O QUE HÁ DE NOVO NESTA EDIÇÃO?
A 4ª edição do livro Promoção da Saúde no Local de Trabalho foi significativamente revisto a partir da terceira edição, que foi publicada em 2002.1 O livro, em geral é organizado em torno do quadro conscientização, motivação, Competências e Oportunidade (AMSO) que eu publiquei pela primeira vez em 2005.2 Dos 23 capítulos, 9 são novos. O Quadro AMSO é descrito no capítulo três e serve como a estrutura conceitual para o livro. Outro novo capítulo sobre marketing e comunicação complementa outros três capítulos sobre questões de gestão.
Uma nova seção de cinco capítulos sobre teorias fundamentais da mudança de comportamento também foi adicionado, com capítulos separados sobre a fixação de metas e de auto-regulação, o Modelo Transteórico, incentivos intrínsecos e extrínsecos, auto-eficácia, e customização. A seção sobre o aumento das oportunidades inclui novos capítulos sobre as normas sociais e apoio social. Finalmente, foi adicionado um novo capítulo sobre as pequenas empresas.
Dos restantes 14 capítulos, 8 são de autoria ou co-autoria de autores novos para o livro, os quais foram adicionadas novas perspectivas. Seis dos capítulos são escritos pelos mesmos autores como a 3ª edição. Todos esses capítulos foram atualizados para refletir novas pesquisas e práticas. Por exemplo, o capítulo sobre como projetar programas de promoção da saúde no local de trabalho tem uma nova seção sobre como financiar programas usando métodos além de reduzir custos médicos.
O capítulo de controle de peso reflete a crise global que ainda não era visível quando a 3ª edição foi escrita e da falta de eficácia da maioria das abordagens atuais. O capítulo de controle do tabaco reflete os notáveis avanços feitos na ciência da cessação do tabagismo que fazem erradicação deste hábito entre as populações de trabalho uma realidade.