Promoção de Atividade Física Através das Políticas e Planejamentos Amplos na Comunidade: Resultados de Curitiba, Brasil
Por Rodrigo Siqueira Reis (Autor), Pedro Rodrigues Curi Hallal (Autor), Diana C. Parra (Autor), Isabela C. Ribeiro (Autor), Ross C. Brownson (Autor), Michael Pratt (Autor), Christine M. Hoehner (Autor), Luiz Ramos (Autor).
Em Journal of Physical Activity and Health v. 7, n 2, 2010. Da página 137 a 146
Resumo
Experiência: Os programas comunitários tem sido sugeridos como uma estratégia importante e promissora para a promoção da atividade física (AF). Evidências disponíveis sobre o conhecimento e participação nesses programas na América Latina são limitadas. Objetivo: Descrever a participação e conhecimento dos programas AF na comunidade e explorar as associações com tempo de lazer de AF na cidade de Curitiba, Brasil.
Métodos: Um inquérito telefônico foi realizado entre adultos, em Curitiba, Brasil (n = 2.097). O Questionário International de AF foi utilizado para determinar os níveis de AF, e questões específicas foram utilizadas para avaliar em que medida os entrevistados sabiam ou participaram dos programas realizados pelo município. A regressão logística foi utilizada para avaliar o cumprimento de recomendações de AF no lazer de acordo com o conhecimento e participação no programa.
Resultados: o conhecimento dos programas de AF foi alto (91,6%) e 5,6% da população participou dos mesmos. Após o ajuste das caracteristicas individuais, a exposição dos
programas comunitários de AF em Curitiba foi associada a AF de lazer (PA POR = 2,9, IC 95% = 2,9-3,0) e caminhada no lazer (POR = 2,4 IC 95% = 2,3–2,4). As associações foram mais fortes entre os homens do que entre as mulheres. Conclusões: Conhecimento e participação em programas de AF na comunidade de Curitiba foram associados com níveis recomendados de AF de lazer.