Resumo

Experiência: Os programas comunitários tem sido sugeridos como uma estratégia importante e promissora para a promoção da atividade física (AF). Evidências disponíveis sobre o conhecimento e participação nesses programas na América Latina são limitadas. Objetivo: Descrever a participação e conhecimento dos programas AF na comunidade e explorar as associações com tempo de lazer de AF na cidade de Curitiba, Brasil.
Métodos: Um inquérito telefônico foi realizado entre adultos, em Curitiba, Brasil (n = 2.097). O Questionário International de AF foi utilizado para determinar os níveis de AF, e questões específicas foram utilizadas para avaliar em que medida os entrevistados sabiam ou participaram dos programas realizados pelo município. A regressão logística foi utilizada para avaliar o cumprimento de recomendações de AF no lazer de acordo com o conhecimento e participação no programa.

Resultados: o conhecimento dos programas de AF foi alto (91,6%) e 5,6% da população participou dos mesmos. Após o ajuste das caracteristicas individuais, a exposição dos
programas comunitários de AF em Curitiba foi associada a AF de lazer (PA POR = 2,9, IC 95% = 2,9-3,0) e caminhada no lazer (POR = 2,4 IC 95% = 2,3–2,4). As associações foram mais fortes entre os homens do que entre as mulheres. Conclusões: Conhecimento e participação em programas de AF na comunidade de Curitiba foram associados com níveis recomendados de AF de lazer.
 

Acessar Arquivo