Resumo
Para Czeresnia (1999), a promoção da saúde representa um conjunto de idéias capazes de redirecionar as práticas em saúde pública. Entre elas, é de se destacar, o instituto recente no espaço da educação formal do conceito de escolas promotoras de saúde. Implícitos neste conceito estão às práticas pedagógicas e ações efetivas com o intuito do desenvolvimento de princípios, valores, atitudes e condutas frente à melhoria da qualidade de vida e ao aprimoramento das bases para hábitos de vida mais ativos. Neste cenário, emergem as preocupações do professor de educação física com o desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória desde a fase escolar no que se refere a menor probabilidade do surgimento de doenças cardiovasculares na idade adulta. A partir disto, os objetivos desta tese são: a) apresentar alguns aspectos históricos relacionados à promoção da saúde no âmbito internacional e nacional e, conseqüentemente, salientar a importância desse quadro teórico na fundamentação das escolas promotoras de saúde e, especificamente, na perspectiva de ações inerentes à prática pedagógica relacionada à educação física escolar e disciplinas afins; b) propor pontos de corte para o teste de corrida e caminhada de 9 minutos considerando sua associação com marcadores biológicos de riscos cardiovasculares e c) identificar a probabilidade de escolares com razão de chances aumentada de fatores de risco cardiovascular a partir do teste de 9 minutos categorizados pelo índice de massa corporal (IMC) e sexo com os marcadores de triglicerídeos (TG), colesterol total (CT) e lipoproteínas de alta densidade (C-HDL). Este estudo caracteriza-se por uma demarcação na literatura sobre a promoção de saúde no contexto escolar e uma verificação empírica com delineamento transversal. Para os aspectos históricos e conceituais da promoção da saúde, recorreu-se à literatura nacional e internacional. Por sua vez, para a verificação empírica, a amostra foi composta por 202 escolares (90 masculino e 112 feminino) de 12 a 17 anos no ano de 2008 e 2009 de uma escola privada de Porto Alegre-RS. Os escolares foram classificados segundo sexo e faixa de idade. O desempenho do teste de corrida e caminhada de 9 minutos foi baseado nos protocolos do Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR (2007), e medidas corporais (peso e estatura) para cálculo de massa corporal foi proposto por Conde Monteiro (2006). Os marcadores biológicos - Triglicerídeos (TG), Colesterol total (CT), Lipoproteína de alta densidade (C-HDL) - foram categorizados de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2005) e mensurados através de exame sangüíneo in loco por um laboratório. Para a verificação dos pontos de cortes (avaliação por critério), foi utilizada a Curva ROC (característica operatória do receptor). Na análise da Curva ROC procurou-se considerar o marcador biológico para sexo e faixa de idade que apresentasse a maior área sob a curva ROC. No intuito de averiguar a probabilidade de predição, realizou-se a associação entre o desempenho da RG e cada uma das variáveis mediante estimativas dos odds ratio ponderado a partir do teste de Qui-quadrado de Mantel-Haenszel (ORMH). Os intervalos de confiança adotados em todas as análises foram de 95%. Os dados foram tratados a partir do programa estatístico para ciências sociais - SPSS for windows (versão 13.0). Os principais resultados desta tese apontam para três considerações finais. Primeiramente o cenário apresentado no âmbito da promoção da saúde no contexto internacional e nacional e a valorização da escola como sendo uma unidade de convergência de ações focadas na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, se tornam relevantes para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da saúde, tais como: criação de ambientes favoráveis, envolvimento da comunidade e do setor político, pesquisas na área da promoção da saúde e investimentos financeiros, públicos e privados. Para isto, evidenciamos duas facetas de análise. A promoção da saúde é centrada no indivíduo, com uma projeção para a família ou grupos a fim do desenvolvimento educacional de habilidades pessoais e comunitárias. Numa segunda abrangência, agregam-se ações do Estado a partir de um sistema de saúde convergindo para parcerias intersetoriais buscando superar a visão isolada e fragmentada na formulação e implementação de políticas e na organização do setor de saúde. Sendo assim, pudemos observar uma crescente preocupação da comunidade científica para investigar os princípios das escolas promotoras de saúde na rede de ensino considerando os aspectos da prevenção de fatores de risco, reabilitação e a conscientização das populações para efetiva participação nesses programas potencializando, portanto, futuras gerações mais saudáveis. Do ponto de vista dos modelos empíricos, a partir dos os marcadores biológicos utilizados neste estudo, notase como segunda consideração, que, para a definição dos pontos de cortes, o C-HDL apresentou maior área da Curva ROC em quatro das seis análises, o CT em uma e o TG na outra. Os valores encontrados de área sob a curva ROC variaram de 0,52 a 0,86. Os valores com melhores ajustamentos entre sensibilidade e especificidade apresentaram valores entre 0,32 e 0,89. Os pontos de corte encontrados foram crescentes ao longo das faixas de idade, e foram superiores para os meninos. Por fim, na análise do teste de 9 minutos como um preditor para à saúde, as análises demonstraram que os escolares localizados na categoria do IMC elevado e num baixo desempenho no teste de aptidão cardiorespiratória apresentaram quase 3 vezes (2, 904) mais probabilidade de ter fatores de risco cardiovascular aumentado, do que aqueles escolares com IMC normal e aptidão cardiorespiratória satisfatória em relação ao C-HDL. Também se notou que os escolares com um baixo desempenho no teste de 9 minutos apresentam quase 2 vezes (1,728 nos meninos e 1,645 nas meninas) mais probabilidade de ter fatores de risco aumentado de C-HDL; logo, esta investigação demarca que o teste proposto de aptidão cardiorespiratória é um adequado preditor para à saúde dos escolares. É neste contexto que a educação física escolar ocupa espaço de destaque na prevenção primária na perspectiva da promoção e educação para a saúde dos escolares.