Promovendo experiências significativas por meio da natação
Por Aline Suavi Bohn (Autor), Leonardo Ristow (Autor).
Resumo
O presente estudo tem como objetivo explorar as experiências de uma graduanda de Educação Física na promoção de experiências significativas por meio da natação. Foi realizado um autoestudo por uma estagiaria de natação e seu amigo crítico, um professor com titulação de mestre com ampla experiência no ensino da natação. Para a coleta de dados, foram utilizadas múltiplas fontes: Mensagens de WhatsApp, E-mails, documentos de planejamento e conversas informais. A análise dos dados foi através da técnica de análise de conteúdo, com as categorias determinadas a posteriori. As experiências da graduanda foram descritas em três categorias: comparação entre a abordagem tradicional e da abordagem para a promoção da experiência significativa, experiências de intervenção nas aulas e reflexões finais. Conclui-se que para promover experiências significativas por meio da natação é necessário incluir a diversão, a interação social, o desafio e a aprendizagem pessoalmente relevante.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BECKEY, Alex. Meaningful PE as a metaphor for teaching PE. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 3-19.
BENI, Stephanie; FLETCHER, Tim; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre. Meaningful experiences in physical education and youth sport: A review of the literature. Quest, v. 69, n. 3, p. 291-312, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00336297.2016.1224192
BENI, Stephanie; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; FLETCHER, Tim. A focus on the how of meaningful physical education in primary schools. Sport, Education and Society, v. 24, n. 6, p. 624-637, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13573322.2019.1612349
BENI, Stephanie; Ní CHRÓINÍN, Déirdre; FLETCHER, Tim. ‘It’s how PE should be!’: Classroom teachers’ experiences of implementing Meaningful Physical Education. European Physical Education Review, v. 27, n. 3, p. 666-683, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X20984188
BIBBÓ, Caroline Bertarelli; SILVA. Siomara Aparecida. A dive in sport education methodology. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 103-117, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/37027/pdf
DA COSTA, Paula Hentschel Lobo. Pedagogia da natação: uma revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2840
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: The discipline and practice of qualitative research. In: Strategies of qualitative inquiry. Los Angeles: Sage Publications. 2008. p. 1–43. 2008.
FLETCHER, Tim et al. Teacher educators’ enactment of pedagogies that prioritise learning about meaningful physical education. Curriculum Studies in Health and Physical Education, v. 9, n. 1, p. 76-89, 2018. Disponível em: https://micuat.enovation.ie/handle/10395/2716
FLETCHER, Tim et al. The why, what, and how of meaningful physical education. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 3-19.
FLETCHER, Tim; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; O’SULLIVAN, Mary. Developing deep understanding of teacher education practice through accessing and responding to pre-service teacher engagement with their learning. Professional development in education, v. 45, n. 5, p. 832-847, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19415257.2018.1550099
KRETCHMAR, Robert Scott. Ten more reasons for quality physical education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 77, n. 9, p. 6-9, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07303084.2006.10597932
KRETCHMAR, Robert Scott. What to do with meaning? A research conundrum for the 21st century. Quest, v. 59, n. 4, p. 373-383, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2007.10483559
LABOSKEY, Vicki Kubler. The methodology of self-study and its theoretical underpinnings. In: International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Dordrecht: Springer, 2004. p. 817-869.
LIMA, Willian Urizzi.; BORGES Gustavo. Manual Formativo da Metodologia Gustavo Borges. São Paulo: Editora BPR, 3ª edição, 2006.
METHENY, Eleanor. Movement and meaning. Nova Iorque: McGraw-Hill Companies, 1968.
NÍ CHRÓINÍN, Déirdre et al. Using meaningful experiences as a vision for physical education teaching and teacher education practice. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 6, p. 598-614, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2019.1652805
METZLER, Michael. Instructional models in physical education. Londres: Taylor & Francis, 2017.
POEKERT, Philip. The pedagogy of facilitation: Teacher inquiry as professional development in a Florida elementary school. Professional development in education, v. 37, n. 1, p. 19-38, 2011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19415251003737309
RISTOW, Leonardo et al. O início de uma comunidade de prática: um estudo de caso com professores de natação. Motrivivência, v. 33, n. 64, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/80675
RISTOW, Leonardo et al. Métodos de ensino utilizados por professores de natação infantil. Conexões, v. 20, p. e022001-e022001, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8666285
RISTOW, Leonardo et al. Crenças de futuros professores de educação física: uma metassíntese. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 1, p. 27, 2023. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/28499
ROCHA, Helena; MARINHO, Daniel; FERREIRA, Sandra; COSTA, Aldo. Organização e metodologia de ensino da natação no 1o ciclo do ensino básico em Portugal. Motricidade, v. 10, n. 2, p. 45-59, jun. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2730/273031226006.pdf
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DE SOUZA NETO, Samuel. Novos modelos curriculares para a Educação Física brasileira: resenha do livro “Instructional Models for Physical Education”. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 290-304, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p290