Resumo

Identificar níveis de prontidão de crianças e jovens em contexto escolar é uma preocupação de vários profissionais de educação, nos quais se incluem os professores de Educação Física. Esta preocupação resulta da necessidade sentida em adequar as propostas didático-metodológicas das aulas às características dos alunos, respeitando as diferenças interindividuais existentes. A avaliação da prontidão é um processo difícil e complexo, exigindo uma visão abrangente de natureza multivariada. Embora na literatura da Educação Física e Ciências do Desporto não se encontrem ainda métodos objetivos que ajudem os professores a diagnosticar a prontidão motora dos seus alunos, foram sugeridas por alguns autores propostas de enorme utilidade para os professores sobre procedimentos a adotar. Os propósitos deste estudo são: (1) abordar a ideia de prontidão à luz de diferentes conceções, características e perspetivas; (2) situar a prontidão motora no contexto do processo de ensino-aprendizagem na escola; (3) ligar prontidão motora a períodos críticos; (4) apresentar a informação empírica disponível para marcar a noção de prontidão motora. 

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