Resumo

 Destaques. Fatores de risco foram responsáveis por 27% dos casos de câncer e um terço das mortes por câncer no Brasil

• Os casos e mortes por câncer de laringe, pulmão, orofaringe, esôfago e colorretal poderiam ser pelo menos reduzidos pela metade. 
 
• O tabagismo foi a principal causa de câncer, seguido por alto IMC e consumo de álcool. Resumo Fatores de risco de estilo de vida (tabagismo, consumo de álcool, sobrepeso e obesidade, dieta pouco saudável e falta de atividade física) têm sido associados ao aumento do risco de pelo menos 20 tipos de câncer. Estimamos a proporção de casos e mortes por câncer que poderiam ser potencialmente evitados pela eliminação ou redução dos fatores de risco no estilo de vida no Brasil. Métodos Obtivemos a distribuição de fatores de risco de estilo de vida por sexo e grupos etários de recentes inquéritos de saúde representativos no Brasil; riscos relativos de análises agrupadas de estudos prospectivos e meta-análises; e casos de câncer e mortes em 2012 do GLOBOCAN. 
 
Resultados Descobrimos que 26,5% (114.497 casos) de todos os casos de câncer e 33,6% (63.371 mortes) de todas as mortes por câncer poderiam ser potencialmente evitados pela eliminação dos fatores de risco no estilo de vida no Brasil. Reduções plausíveis nessas exposições baseadas em metas políticas e recomendações de prevenção do câncer poderiam ter evitado 4,5% (19,731 casos) e 6,1% (11.480 mortes) de todos os casos e mortes por câncer, respectivamente. O tabagismo foi responsável pela maioria dos casos de câncer evitáveis e mortes, seguido por alto índice de massa corporal e consumo de álcool. Os casos e mortes por câncer de laringe, pulmão, orofaringe, esôfago e colorretal poderiam ser reduzidos pela metade, eliminando esses fatores de risco no estilo de vida. 
 
Conclusão Os resultados deste estudo podem ser úteis para informar estratégias de prevenção e controle do câncer em todo o Brasil.

Acessar