Resumo

Introdução: Um dos programas de atividades físicas que vem ganhando espaço nas academias é o ciclismo indoor (CI) (VIDOTTI e FAVARO, 2011), principalmente por ser de fácil aprendizagem e minimizar o peso corporal em contato com o solo, o que resulta em potencial elevado para produção de alto gasto calórico, O CI vem em constante evolução tecnológica, permitindo ao professor e aluno acompanharem informações como: potência, rpm, carga, velocidade, pulso cardíaco e quilometragem. Estes recursos são feedbacks robustos para o controle das intensidades, estabelecimento de metas no processo de treinamento, bem como, acompanhamento longitudinal dos desempenhos quando observados em estratégias de avaliação, desta forma, estudos que utilizem as ferramentas supracitadas durante as atividades coletivas no CI fazem-se necessários em academias, contribuindo como marcadores de prescrição e ajuste das cargas em treinos. Objetivo: Propor uma tabela normativa de tempo para as distancias de 5km, 3km e 1km, em aula de ciclismo indoor. Métodos: foram analisados 88 indivíduos de ambos os gêneros, com prática mínima de 6 meses na modalidade. Neste experimento utilizou-se bicicletas estacionárias da marca SCHWINN, que possuem um computador digital que demonstra diversas informações entre elas, valores de carga (01 a 15), rotações por minutos (RPM) e distância em metros. Para a realização dos testes os voluntários tiveram as bicicletas ajustadas na carga 5 e tinham como meta completar a distância de 5km, 3km e 1km com intervalo de 6 minutos entre cada distância. Para analise estatística os dados apresentados foram separados em Quartis.
Resultados: Ver tabela 1. Conclusão: Com analise dos tempos das distâncias percorridas pôde-se formular 5 níveis de classificação dos desempenhos para cada uma das distâncias testadas. Apesar da limitação do trabalho quanto ao número de voluntarios, estudos futuros envolvendo um maior número de participantes, bem como, as diferenciações entre gêneros certamente contribuiriam de forma mais robusta para a possibilidade de criação de uma tabela normativa.

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